sábado, 29 de agosto de 2009

MEMÓRIA E PASSADO

"O passado é lição para se meditar, não para se reproduzir" Mário de Andrade "Quando o interesse diminui, com a memória ocorre o mesmo." Goethe É impressionante como hoje em dia nos preocupamos com nossa memória. Muitas pessoas conhecidas (inclusive eu), foram aos seus neurologistas preocupados com o esquecimento. Dizem que quem esquece o passado, tende a repetir os mesmos erros no futuro, concordo, mas também quem fica preso ao passado, não consegue vislumbrar o futuro. A explicação do meu médico (muito lógica por sinal) é que hoje em dia existe tanta informação disponível que; os jovens assimilam pelas "beiradas" e nós na faixa dos "enta" esquecemos para nossa própria conveniência. Abrimos "espaço" no nosso cérebro para retermos coisas que consideramos realmente importantes. Agora, se você se esquecer o nome dos seus pais ou seu endereço residencial, melhor ir ao médico URGENTE, porque aí a coisa é feia. Fora isso, nada a temer. Mas o importante é que além de esquecermos coisas banais, também esquecemos as desventuras, amores impossíveis, amigos desaparecidos ou amizades rompidas, mágoas tristezas e lágrimas. Além do esquecimento se tornar uma benção, o sentimento vira passato. Tirei fotos que não me recordo quando, escrevi textos que amarelaram e não tem data,  castigos impostos pelos meus pais por coisas que fiz (ou deixei de fazer), esqueci e perdoei mútuas sacanagens entre minhas irmãs mais novas e eu, esqueci amores antigos. Tudo virou passado e às vezes um passado bem difuso. É claro, que não esqueci aqueles que amei e se foram como meu pai, meus avós e outro tanto de pessoas que conheci e morreram. Eles são inesquecíveis. O mais legal do esquecimento, é que ele não marca data. Um dia, você acorda e não se lembra mais. A mágoa passou, os olhos estão secos, o amor e a tristeza foram embora tão de repente que você não percebeu. Não quer dizer que você tenha "substituído" o sentimento por outro. Pode até acontecer, mas não vamos generalizar. Embora algumas pessoas digam que só curamos um amor com outro amor, isso é possível mas não provável. Serve também para todos os outros casos. Você troca um amigo por outro? O importante é que tudo vira passado. Passado e às vezes indiferença. Nada intencional, de propósito. Apenas foi. Um clic inaudível. Num instante em que as nuvens desapareceram dando lugar ao sol. Os sentimentos se esvaíram como a fumaça do cigarro que agora expiro para fora da minha janela. Passou. Passou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário